Causas do prurido
A comichão nas pernas e no resto do corpo pode ter várias causas, pelo que é melhor consultar um médico ou dermatologista se esta se tornar persistente, intensa ou generalizada.
As causas mais comuns de prurido são:
- Condições de pele tais como eczema atópico, psoríase, urticária. Os sintomas destas condições são a vermelhidão localizada, pequenas manchas ou descamação e comichão, também conhecida como prurido.
- Pele seca, que é mais comum em tempo seco.
- Efeitos secundários de tratamentos específicos, especialmente tratamentos contra o cancro.
- Reações alérgicas a cosméticos, detergentes específicos, medicamentos, etc.
- Algumas condições, tais como insuficiência renal, hepatite e herpes zóster, por exemplo, causam comichão em todo o corpo sem lesões cutâneas.
- Gravidez, que provoca o estiramento da pele.
Como aliviar a comichão?
A pele com prurido com erupções tais como vermelhidão, manchas ou bolhas pode afetar a qualidade de vida e o conforto da pessoa afetada. Portanto, acalmar com sucesso e de forma sustentável a comichão vai ajudá-lo a relaxar na sua vida quotidiana.
Antes de mais, é importante identificar a causa da comichão: é devida a uma condição interna ou a fatores externos? Qual poderá ser o agente alergénico responsável? Uma consulta com um médico ou dermatologista pode ser de grande ajuda nesta fase, bem como fornecer-lhe o tratamento mais adequado, especialmente se este se tratar de uma condição médica.
Algumas dicas para parar gradualmente a comichão ou prurido:
- Acalmar a comichão com um creme ou bálsamo anti-irritação.
- Aplique diariamente um produto de cuidado emoliente adaptado ao seu tipo de pele atópica ou .
- Lave a pele com produtos de limpeza suaves e sem sabão.
- Acalme a sua pele com sprays ou compressas de Água Termal d’Avène.
- Corte as unhas curtas e lave as mãos regularmente para evitar o risco de infeção bacteriana, especialmente em crianças.
- Evitar o contacto com o alergénio responsável pelas alergias, se for esse o caso.
- H2: Pare de coçar usando um bálsamo antiprurido
A Eau Thermale Avène desenvolveu, com a gama Xeracalm A.D., um conjunto de produtos de cuidado antiprurido* e de reposição de lípidos que complementam e reforçam a ação do bálsamo antiprurido*.
*prurido derivado da secura cutânea
A rotina diária de hidratação e emoliente de Xeracalm A.D. pode fazer desaparecer comichão e pele seca em apenas cinco dias para pele muito seca e atópica.
O primeiro passo é tomar um duche com água não demasiado quente para evitar que a pele fique mais seca. Utilizar um produto de limpeza nutritivo ou óleo de limpeza como o Xeracalm A.D. Pain de Limpeza Nutritivo e o Óleo de Limpeza Relipidante da mesma gama.
A seguir, coloque uma pequena quantidade de Xeracalm A.D. Bálsamo Relipidante na palma das mãos. Espalhe suavemente o bálsamo antiprurido por todo o corpo, com movimentos grandes e com toda a superfície das mãos para evitar sensibilizar a sua pele irritada, e para uma maior rapidez.
Nas áreas com tendência a prurido intenso, pode também aplicar Xeracalm A.D. Concentrado Suavizante para um rápido efeito antiprurido. Caso certas áreas do corpo estiverem particularmente inflamadas, pode também usar uma compressa embebida com o Spray Água Termal d’Avène e aplicá-la na área sensibilizada durante cerca de dez minutos.
Esta rotina de cuidados calmantes para a pele é particularmente recomendada à noite antes de dormir para evitar prurido noturno.
Nota: Se o eritema cutâneo estiver a gotejar, substitua o bálsamo antiprurido por Cicalfate+ Spray Secante Reparador. Utilize este cuidado diariamente até que a lesão esteja novamente seca.