- CONTEÚDOS
- A sua pele durante o cancro
Proteger a sua pele dos efeitos secundários dos tratamentos para o cancro
Proteger a sua pele dos efeitos secundários dos tratamentos para o cancro
Os tratamentos para o cancro estão a tornar-se cada vez mais eficazes. Contudo, causam frequentemente numerosos efeitos secundários e problemas de pele: secura, vermelhidão, prurido, queimadura, queda de cabelo, etc. Como pode cuidar da sua pele para reduzir estes sintomas indesejáveis? E que rotina de limpeza diária deve adotar?
Como é que os tratamentos para o cancro afetam a pele?
Os efeitos adversos variam de acordo com os tratamentos utilizados, as dosagens e os próprios indivíduos. Por exemplo, a radiação provoca por vezes reações na pele. Após duas semanas de tratamento, a vermelhidão, chamada eritema, pode aparecer na área irradiada. Os medicamentos das terapias específicas e da imunoterapia podem causar prurido, secura, erupções cutâneas, etc. A pele seca e a queda de cabelo continuam a ser problemas recorrentes com a quimioterapia.
Não se deixe vencer pelos efeitos secundários do tratamento
Os efeitos secundários dos tratamentos para o cancro na pele podem ser difíceis de lidar. São muito comuns, por vezes afetando a qualidade de vida, e podem mesmo deixar alguns pacientes a questionarem-se se devem prosseguir o tratamento. Como pode encontrar coragem para continuar se sentir a pele queimada e prurido? Os cuidados certos, higiene e cuidados suaves (e, claro, o diálogo com os profissionais de enfermagem) ajudá-lo-ão a ultrapassar isto.
Como pode limitar as queimaduras por radiação?
A radiodermatite - danos na pele causados pela radiação ionizante - é o efeito secundário mais comum da radioterapia. Para evitar que estas erupções se agravem, causando irritação e muita dor, terá de agir rapidamente (e mesmo preventivamente). As palavras-chave são: compressas de água termal e hidratação pós-radioterapia.
Prevenir a sua pele contra queimaduras durante e após a radioterapia
A minha mãe foi submetida a uma radioterapia no peito na sequência do cancro da mama. Desde então, tem vindo a queixar-se de dores e descobre que certas áreas estão inchadas. Quem me dera poder aliviar a sua dor...
Cuidar do seu couro cabeludo
Outro efeito da quimioterapia é a queda de cabelo. O seu couro cabeludo pode então tornar-se sensível e/ou doloroso antes ou durante o período de queda de cabelo. Uma dica: não espere que ocorra secura ou prurido antes de hidratar o seu couro cabeludo diariamente, faça-o preventivamente e proteja-o do sol com um fluido de proteção solar FPS 50+.
A quimioterapia também deixa o cabelo mais fino e mais fraco, podendo tornar-se mais frágil do que o habitual. Será necessário proteger o cabelo, lavando-o com água morna, uma pequena quantidade de champô suave para couros cabeludos sensíveis e deixando-o secar ao ar.
Aliviar o prurido
O prurido ou comichão estão mais frequentemente relacionados com a quimioterapia, terapias específicas e a inflamação que estes tratamentos podem causar. Esta vontade de coçar geralmente desaparece após a conclusão do tratamento. Entretanto, gostaria de ajuda para acalmar a sua pele. Algumas medidas simples, tais como a limpeza da sua pele com um óleo de limpeza de reposição, a aplicação diária de um emoliente e compressas com água termal são excelentes soluções para o ajudar.
CONSELHO DE AMIGO (E ESPECIALIZADO)
A sua pele tornou-se mais sensível do que o habitual. Para limpá-la, opte por barras dermatológicas sem sabão e supergordas ou óleos de limpeza que suavizam a pele e respeitam o seu pH. Não utilize flanelas, esponjas nem pufes de duche, que podem irritar a pele sensível. Ao secar, evite esfregar-se. É melhor passar a toalha com leves toques.
Quando os tratamentos lhe causam manchas
Algumas terapias específicas podem causar um surto de manchas e vermelhidão semelhante a um surto grave de acne, especialmente nas primeiras semanas de tratamento. As áreas mais ricas em glândulas sebáceas são afetadas: rosto, couro cabeludo, costas, peito. Isto afeta inevitavelmente a sua qualidade de vida. Assim que aparecerem as primeiras manchas e sinais de vermelhidão, deve conter o risco de proliferação bacteriana ao utilizar um creme protetor e reparador à base de cobre-zinco. Se necessário, um creme ou um bálsamo relipidante irá acalmar a sua pele.
Acalmar as erupções acneiformes durante o tratamento para o cancro
Durante os tratamentos, mantenha-se atento às suas mãos e aos seus pés
Alguns tratamentos para o cancro enfraquecem os pequenos vasos sanguíneos na pele das mãos e dos pés. Algumas quimioterapias podem causar a síndrome mão-pé (ou eritrodisestesia palmo-plantar, em linguagem médica). O resultado é vermelhidão, secura, fissuras e dor nas áreas de apoio... Por isso, é importante hidratar as plantas dos pés e as palmas das mãos desde o início do tratamento. E não se esqueça da saúde das suas unhas, que também estão expostas. Vamos contar-lhe tudo.
Cuidar das suas mãos e dos seus pés durante o tratamento para o cancro
Respondemos às suas perguntas
Estamos aqui para ajudar a separar os factos da ficção
Isto é verdade. Com alguns tratamentos (certas moléculas de terapias específicas e quimioterapia), a sua pele pode tornar-se mais sensível aos raios UV. É importante limitar a exposição ao sol, usar roupa que cubra a sua pele e proteger-se com fator de proteção solar 50+.
Isto é falso. Embora sinta que o calor é relaxante, este efeito é apenas temporário. Na realidade, aumenta a secura e reativa a irritação na pele. Ao invés, deve tomar banho a uma temperatura entre 32 e 34°C.
Isto é tão verdadeiro, como falso. Com algumas moléculas, isto é inevitável. No entanto, parâmetros como a dose, a taxa de administração e a suscetibilidade individual podem limitar esta perda. O uso de uma touca fria também ajuda a prevenir a alopecia.
As nossas soluções para a sua pele durante o tratamento para o cancro
Os nossos produtos são concebidos para ajudá-lo a sentir-se mais confortável na sua peleCom a sua textura cremosa, ultra-nutritiva e reconfortante, o bálsamo acalma imediatamente e controla de forma duradoura a hiperreatividade da pele.
MAIS
- Prevenir a sua pele contra queimaduras durante e após a radioterapiaPrevenir a sua pele contra queimaduras durante e após a radioterapia
- Aliviar a comichão durante o tratamento para o cancroAliviar a comichão durante o tratamento para o cancro
- Cuidar do seu couro cabeludo durante e após a quimioterapiaCuidar do seu couro cabeludo durante e após a quimioterapia
- Cuidar das suas mãos e dos seus pés durante o tratamento para o cancroCuidar das suas mãos e dos seus pés durante o tratamento para o cancro
- Acalmar as erupções acneiformes durante o tratamento para o cancroAcalmar as erupções acneiformes durante o tratamento para o cancro
NEWSLETTER
Estamos sempre aqui para a sua pele!
Todas as nossas dicas para cuidar da sua pele no dia a dia.