Vida após os tratamentos para o cancro

O alívio do fim do tratamento do cancro pode, paradoxalmente, ser acompanhado por um período de dúvidas: o medo de recidiva, de voltar ao trabalho e, por vezes, o medo simplesmente de regressar a uma vida normal que até agora tinha sido marcada por tratamentos. Estamos aqui para lhe dar algumas dicas fundamentais para o ajudar a reconstruir-se pessoal e socialmente.

Depois do cancro: porque surgem as dúvidas?

Este é um dos inconvenientes do tratamento para o cancro. Mesmo após a conclusão do tratamento, os efeitos no seu corpo ou mente podem persistir. Fadiga, dor, falta de atenção ou problemas de memória, sensibilidade da pele... Todos estes sintomas podem afetar o seu ânimo e impedir ou atrasar a sua recuperação. Manter boas práticas de estilo de vida pode ajudar a restaurar a confiança e a reduzir tanto esses efeitos secundários quanto o risco de recidiva. 

Reconstruir-se após o cancro

av_peau-cancer_mains_support_1x1 472x472
av_peau-cancer_medecin_consultation_suivi_1x1 472x472

Depois do cancro: acompanhamento médico

No final dos tratamentos, e quando se está em remissão, há um período de acompanhamento e check-ups muito regulares (e por vezes até novos tratamentos no caso da terapia hormonal). O seu oncologista (em consulta com os outros especialistas envolvidos no programa de cuidados) irá determinar a frequência das visitas. Este acompanhamento tem como objetivo detetar uma possível recaída, bem como discutir a ocorrência de complicações do tratamento e como geri-las. Durante os primeiros dois anos, o risco de recidiva é maior, pelo que os check-ups serão mais frequentes. O acompanhamento será então espaçado até, ao fim de cinco anos, ser apenas uma consulta anual.

Após o cancro, deve ir ao seu próprio ritmo

Frequentemente, uma vez concluído o tratamento, queremos fazer tudo de imediato (organizar uma festa, passar um fim-de-semana fora, etc.), mas os nossos corpos não acompanham necessariamente estas vontades. A fadiga é natural e não deve preocupá-lo. É importante dar tempo a si próprio para se adaptar a esta nova situação. Vá ao seu próprio ritmo. Lembre-se de que cada pessoa é única e ninguém pode prever exatamente quanto tempo levará para recuperar a sua energia.

É reconfortante depois desta longa viagem ser acompanhado de perto, alternando a cada seis meses entre o meu oncologista e o meu radioterapeuta.

Pascal, 52 anos
av_peau-cancer_sport_marche_1x1 472x472

Manter um estilo de vida saudável

Atividade física, dieta... Ao cuidar de si próprio, ajuda o seu corpo e a sua mente a regressarem a uma vida normal. Deve, portanto, praticar atividade física regularmente (por exemplo 30 minutos de caminhada por dia), seguir uma dieta equilibrada rica em frutas e legumes e também limitar o consumo de álcool e tabaco. Os programas de educação terapêutica podem ajudá-lo a adotar ou manter estas regras da vida quotidiana. 

Reconstruir-se após o cancro

CONSELHO DE AMIGO (E ESPECIALIZADO)

Um cuidado de hidroterapia pode ser benéfico para a reconstrução física e psicológica. O programa de cuidados do Centro de Hidroterapia Avène reduz significativamente os efeitos secundários do tratamento do cancro sobre a pele. É também a desculpa perfeita para uma pausa relaxante onde irá beneficiar de conselhos dermocosméticos, dietéticos e psicológicos...

O cuidado de hidroterapia pós-cancro: um momento especial para se reconectar pacificamente

Respondemos às suas perguntas

Estamos aqui para ajudar a separar os factos da ficção

Tal não é recomendado. Os tratamentos contra o cancro (quimioterapia, radioterapia e terapia específica) tornam a sua pele mais sensível aos efeitos do sol. Por conseguinte, evite a exposição solar durante até um ano após a conclusão do tratamento, visto que alguns dos efeitos adversos sobre a pele podem persistir.

Aprender a viver novamente e a reerguer-se nem sempre é fácil. Poderá precisar de acompanhamento, nem que seja só para se sentir mais tranquilo. A sua família e os seus amigos serão uma grande ajuda. No entanto, algumas pessoas podem preferir encontrar conforto em associações de pacientes, onde podem partilhar a sua experiência e apoiar outras pessoas que estão a passar pelo mesmo. Outros podem procurar distanciar-se da doença, participando em workshops e atividades artísticas, por exemplo.

Uma equipa de profissionais da saúde poderá ajudá-lo a lidar com as suas novas necessidades após a gestão da doença. O apoio psicológico ajudá-lo-á a lidar com estas mudanças, que podem afetar a sua autoestima, e a avançar para construir o seu futuro. Um assistente social poderá ajudá-lo com determinados procedimentos, tais como o regresso ao trabalho. Tal como um nutricionista que o ajudará a adaptar a sua alimentação à sua situação...

As nossas soluções para a sua pele após o tratamento do cancro

Os nossos produtos são concebidos para ajudar a sentir-se mais confortável na sua pele

Com a sua textura cremosa, ultranutritiva e reconfortante, o bálsamo acalma imediatamente e controla de forma duradoura a hiperreatividade da pele.

av_tolerance_control_soothing-skin-recovery-balm_front_40ml_3282770138856

MAIS