Conteúdos

Vermelhidão e rosácea

Ocorre vermelhidão súbita, sempre que sofrer um surto de stress ou comer prato demasiado picante. Do tipo que assenta nas bochechas e parece impossível de se livrar. Existe também um tipo que percorre as linhas dos vasos sanguíneos, deixando vestígios à volta do nariz. Vamos olhar de perto para a vermelhidão temporária e vermelhidão permanente, um desconforto muitas vezes experienciado erroneamente, como uma inevitabilidade.

Porque é que fico vermelho?

A pele do seu rosto torna-se facilmente vermelha porque é vasorreativa. Por outras palavras, os seus vasos sanguíneos dilatam-se mais facilmente, provocando o aparecimento de vermelhidão na superfície. Pele seca, mista, oleosa... Todos os tipos de pele podem ser afetados.

Existem vários tipos de vermelhidão. Rubor, vermelhidão repentina e ocasional, frequentemente desencadeada por fatores tais como alimentos, mudanças de temperatura, exposição aos raios UV ou desporto. Um grande pico de stress ou um momento embaraçoso e sente-se vermelho como um tomate? É afetado pela vermelhidão sempre que passa por fortes emoções.

Se o rubor se tornar muito frequente ou a vermelhidão se tornar constante, pode estar perante um problema de pele: rosácea. Tal como com a vermelhidão, pode ser desencadeada por um fator ambiental. A sua pele hipersensível deixará então a vermelhidão instalar-se, especialmente se estiver inflamada.

Os diferentes tipos de rosácea

A rosácea é uma condição crónica da pele. Por detrás deste bonito nome floral encontra-se uma verdadeira patologia que pode assumir várias formas. O primeiro grau de rosácea manifesta-se por vermelhidão recorrente (isto é, eritrose). O segundo grau, couperose, provoca o aparecimento de vasos sanguíneos no rosto. Outras formas de rosácea podem ainda causar borbulhas ou edema. As bochechas, nariz, queixo, testa: esta doença da pele pode afetar todas as partes do rosto. 

Eritrose: rubor e vermelhidão generalizada

A eritrose é a forma mais comum de rosácea. É a primeira fase desta doença cutânea crónica. Começa com rubor, uma vermelhidão temporária, mas recorrente, acompanhada por uma sensação de calor. A vermelhidão persiste de seguida, com manchas vermelhas que gradualmente preenchem o nariz, bochechas e a testa.

Aqui está uma visão mais ampla sobre os fatores que desencadeiam a eritrose, bem como os passos certos para acalmar a pele

 

av_peaux-sensibles_erythrose_1x1 472x472
av_peaux-sensibles_couperose_1x1 472x472

 

Vasos sanguíneos visíveis: o começo da couperose

Vê os seus vasos sanguíneos a aparecer na pele do seu nariz e bochechas? Se estas linhas finas forem permanentemente visíveis, estamos provavelmente perante couperose, a forma vascular da rosácea (e uma das mais comuns entre as várias formas ).

Descubra tudo sobre as causas da rosácea e os cuidados mais adequados

 

Vermelhidão e borbulhas: "acne rosácea".

A vermelhidão permanente pode, por vezes, ser acompanhada por pequenas borbulhas brancas que lembram a acne juvenil. Estas borbulhas aparecem sempre que querem, em sucessivos surtos. Esta forma de rosácea é conhecida como rosácea pápulo-pustulosa.

As nossas dicas para compreender a rosácea e a acne e acalmar a pele

av_peaux-sensibles_acne_rosacee_1x1 472x472

A minha pele reage à mais leve mudança: um raio de sol ou um sono mais leve do que o habitual, e fico vermelho.

JULIA, 33 anos

Rubor: quando o rosto cora "por nada”

Um pico de stress ou um copo de álcool e as suas bochechas ficam imediatamente vermelhas? Na vida quotidiana, é difícil suportar a vermelhidão e corar tão facilmente. Fique descansado, a vermelhidão não é inevitável!

Aqui está uma visão mais ampla sobre as diferentes causas de vermelhidão facial e as melhores soluções a adotar.

 

Reduzir a vermelhidão no rosto.

Quer seja afetado por vermelhidão ou rosácea, estes problemas têm consequências tanto estéticas como psicológicas. De facto, a vermelhidão é frequentemente difícil de lidar e pode ser associada a um mau estilo de vida ou a uma timidez excessiva.

Descubra a chave para deixar a vermelhidão para trás.

av_peaux-sensibles_creme-apaisante_application_1x1 472*472
av_peaux-sensibles_fond-de-teint_1x1 472*472

 

Dicas para disfarçar a vermelhidão.

Como ver-se livre da vermelhidão rapidamente. Existem algumas dicas para o ajudar a começar o seu dia com tranquilidade. Deixe a vermelhidão para trás e sinta-se melhor consigo mesmo.

Todas as nossas dicas de beleza para se ver livre da vermelhidão no rosto.

 

Os benefícios do SensiCure na vermelhidão.

A pele sensível propensa à vermelhidão tem acesso a um programa de cuidados totalmente personalizados no Centro de Hidroterapia Avène. Esta é uma oportunidade para mimar a sua pele e garantir todas as soluções para combater a vermelhidão.

Descubra este cuidado dermocosmético

av_ antirougeurs_day soothing cream-emulsion_social_post

AS NOSSAS SOLUÇÕES PARA A PELE COM VERMELHIDÃO

Utilizo os produtos desta gama há quase 20 anos e não consigo viver sem eles.

As nossas respostas às suas perguntas

Estamos aqui para ajudar a separar os factos da ficção

Nem todos nascemos iguais no que diz respeito à vermelhidão. A vermelhidão ocorre frequentemente em pessoas com pele "vasorreativa". Tal como a cor da pele, a vasorreatividade é hereditária, podendo tratar-se de uma predisposição genética. Mas este não é o único fator desencadeante das diferentes formas de rosácea.

Não! Pelo contrário... As pessoas que coram facilmente têm frequentemente a pele sensível, e a vermelhidão pode surgir como uma reação à agressão sofrida pelos raios UV. Evite expor-se ao sol sem proteção, de modo a não sensibilizar a sua pele.

Esteja ciente de que observar alguma vermelhidão na pele não tem nada a ver com rosácea. Por exemplo, a vermelhidão pode aparecer durante a gravidez, mas geralmente desaparece por si só após o parto. as "bochechas vermelhas" nas crianças pequenas também são frequentemente de curta duração. Se a vermelhidão for acompanhada de prurido, pode também ser uma alergia. Em qualquer caso, aconselhamo-lo a consultar um médico para identificar as causas da sua vermelhidão e a prescrever o tratamento adequado, se necessário.

Voltar ao topo