Causas da acne
De onde vem a acne? Provavelmente, já se questionou sobre isto. A maioria das formas de acne (sim, há várias) é causada por flutuações nas hormonas sexuais. Mas também entram em jogo outros fatores, principalmente relativos ao ambiente e estilo de vida, tanto em adolescentes como em mulheres.
Como as hormonas afetam a pele
Variações hormonais, particularmente andrógenas, resultam numa produção excessiva de sebo no rosto e na parte superior do corpo. As células nas paredes dos folículos pilossebáceos e as glândulas sebáceas multiplicam-se, impedindo a descarga do sebo. Por outras palavras, os poros da pele ficam obstruídos e o sebo acumula-se sob a superfície da pele. A acumulação de sebo é responsável pela formação de comedões: os famosos pontos negros e pontos brancos. Estas alterações hormonais podem ocorrer na puberdade ou durante o ciclo menstrual nas mulheres.
Fatores exógenos (isto é, externos) também podem desencadear o aparecimento de borbulhas.
- A utilização de cosméticos demasiado oleosos, oclusivos ou comedogénicos pode bloquear os folículos pilossebáceos, estimulando o aparecimento de borbulhas.
- Sob o efeito do sol, a pele fica espessa e seca, o que inicialmente reduz as borbulhas. No entanto, isto é enganador: assim que a exposição solar diminui, a pele torna-se mais fina e o sebo é novamente produzido em maior quantidade. O resultado é um surto de novas lesões.
- A acne não é uma doença psicológica, mas o stress é um fator contributivo. Então, como é que o stress contribui para a acne? Os mecanismos são ainda pouco claros, mas a produção de hormonas ligadas ao stress também aumenta a produção de sebo.
- O tabagismo promove a dermatose (um problema de pele) e agrava particularmente as cicatrizes.
- O consumo de demasiada gordura e açúcar também tem impacto na pele. O consumo de doces, em particular, aumenta o desenvolvimento da acne em indivíduos suscetíveis. Porque é que isto acontece? Acredita-se que os alimentos com um elevado índice glicémico promovem a produção de certas hormonas, incluindo o androgénio, que estão envolvidas na formação de pontos negros.
- Por fim, em alguns casos, a acne pode ser desencadeada por certos medicamentos.
CONSELHO DE AMIGO (E ESPECIALIZADO)
Embora a higiene duas vezes por dia através da remoção da maquilhagem ou da limpeza seja essencial, “esfregar” o rosto com um exfoliante demasiado agressivo pode secar a pele, estimulando a seborreia reativa, ou seja, o aumento da produção de sebo. A mesma recomendação aplica-se à exfoliação: use uma máscara exfoliante suave uma ou duas vezes por semana, mas não mais do que isso. Uma abordagem suave trará melhores resultados!
As nossas respostas às suas perguntas
Estamos aqui para ajudar a separar os factos da ficção
Verdade. Se vários membros da sua família sofreram de acne, particularmente, de acne severa, isto aumenta o seu risco de contrair o problema. Embora os genes não sejam uma causa sistemática, são um fator que contribui para isso. Em qualquer caso, obterá os melhores resultados com cuidados imediatos, especialmente de um dermatologista.
Verdade. Certos poluentes no ar podem oxidar o esqualeno presente no sebo, produzido pelas glândulas sebáceas. Esta oxidação estimula a produção de moléculas comedogénicas na epiderme. Em resultado, formam-se borbulhas. Uma boa higiene da pele é, portanto, essencial para combater os efeitos da poluição na pele.
Isto é falso. Por vezes, o uso de certos condicionadores ou géis de pentear pode causar o aparecimento de borbulhas de acne, especialmente na testa. Estes produtos também podem escorrer para a testa ou o pescoço e causar reação da pele.
Verdade. No início da gravidez, o equilíbrio hormonal do corpo está muito perturbado. É por esta razão que a acne pode ocorrer frequentemente. A acne tende a diminuir e a desaparecer rapidamente após o aparecimento.
As nossas soluções para cuidar da sua pele com tendência acneica
Os nossos produtos de limpeza da pele são concebidos para se reencontrar com a sua peleCleanance Comedomed Concentrado Anti-imperfeições
É um pequeno milagre para a minha pele: ajudou muito a reduzir as minhas imperfeições em dois meses. Tem sido realmente benéfico! Mal posso esperar para ver o resultado dentro de mais alguns meses e esperar que desapareçam de vez.
MAIS
Newsletter
Estamos sempre aqui para a sua pele!
Todas as nossas dicas para cuidar da sua pele no dia a dia.