Quais são os sinais da pele seca?
“Tenho pele seca!” Quem nunca o disse? Talvez não seja esse o caso. Porque a secura da pele tem sinais muito específicos que não devem ser confundidos com a simples desidratação temporária. Quais são essas características e de que forma se manifestam? Vamos ajudar a perceber melhor.
Sinais de pele seca
A pele seca é mais frágil e delicada. Alguns dos sinais clínicos são visíveis a olho nu. A pele seca é frequentemente mais fina. O grão é muito apertado e os poros são invisíveis. Além disso, a pele não tem um aspeto brilhante e a maquilhagem aguenta-se bastante bem. Como poderia ter adivinhado, é o oposto da pele oleosa.
A pele seca também pode significar uma perda de elasticidade, flexibilidade e suavidade.
Em casos mais graves, a pele também pode descamar: é a famosa pele de crocodilo!
Receio que a minha pele seca fique rapidamente com rugas, porque já tenho linhas finas à volta dos olhos e só tenho 30 anos.
Pica? Sente comichão? Como é que surge a pele seca?
A pele seca é visível! Embora todas as partes do corpo possam ser suscetíveis, o rosto, as pernas e os cotovelos são os mais afetados.
Se este for o seu caso, conhece certamente essa sensação de desconforto, de pele repuxada, de formigueiro ou até de ardor quando sai do duche e que pode durar todo o dia. Pode sentir o quão áspera esta pele de crocodilo é ao toque.
Esta secura também é visível: pode escamar e revelar vermelhidão. Especialmente no inverno, que pode levar ao aparecimento de crostas. Sem esquecer que, devido à perda de elasticidade, a sua tez pode ficar com um aspeto mais baço com o aparecimento precoce de linhas finas e rugas.
Saiba mais sobre a pele desidratada
O “mecanismo” da pele seca
Uma dupla deficiência: lípidos e água
Falta de óleos no corpo
A pele oleosa seca está intimamente associada a uma disfunção das glândulas sebáceas. Menos sebo significa falta de óleo na camada ultraperiférica da pele. O filme hidrolipídico na superfície da pele já não desempenha o seu papel de proteção natural, particularmente contra agressores externos
Falta de água
Uma barreira lipídica que já não faz o seu trabalho protetor tem outro defeito: dificuldade para abrandar a evaporação da água contida na pele. Que perde gradualmente a sua flexibilidade.
CONSELHO DE AMIGO (E ESPECIALIZADO)
Combater agressões externas
Se há alguns fatores internos, como a idade ou as variações hormonais, que favorecem a secura da pele, também já foram facilmente identificados outros fatores relacionados com o estilo de vida: beba 1,5 litros de água todos os dias para se hidratar; proteja-se do frio; aplique proteção solar caso se exponha ao sol; evite ambientes excessivamente secos; limite a fricção com flanelas, toalhas ou discos de algodão, sempre que possível, evite aplicar perfumes diretamente na pele.
E evite tudo o que possa secar a pele: sabonetes demasiado agressivos e duches ou banhos com água demasiado quente.
A forma certa de cuidar da sua pele seca
A boa notícia é que, mesmo sendo um problema permanente, continua a ser possível cuidar da pele seca, ajustando a sua rotina diária. A sua missão: em primeiro lugar, restaurar a função de barreira da epiderme com um emoliente. Em seguida, terá de proteger a sua pele com produtos adaptados: usar um produto de limpeza suave e um hidratante para prevenir a secura e a sensação de tensão.
A nossa solução para aliviar a pele seca ou desidratada
Água Termal d'Avène, produtos de cuidados de pele desenvolvidos para ajudar a sentir-se bem na sua pele.
- Creme Nutritivo Revitalizante RicoCreme Nutritivo Revitalizante Rico
NEWSLETTER
Estamos sempre aqui para a sua pele!
Todas as nossas dicas sobre como cuidar da sua pele no dia a dia.