Conteúdos

Cicatrização depois de uma tatuagem

Está decidido: finalmente vai fazê-la. Vai fazer aquela tatuagem com que sempre sonhou! É um momento especial que deixa uma marca em si (e na sua pele) para a eternidade. E como quer que esta obra de arte única tenha o melhor aspeto possível para o resto da sua vida, a decisão não deverá ser tomada de ânimo leve. Vamos contar-lhe tudo o que precisa de saber para manter a sua tatuagem com um aspeto incrível!

av_cicalfate_paulina_015-1x1 473x473

Como tratar de cicatrizes de tatuagem

As tatuagens estão mais populares do que nunca. Mas nunca foi um procedimento trivial.
Para depositar a tinta sob a epiderme, o tatuador tem de perfurar a pele milhares de vezes com uma agulha que contém uma mistura de solventes e pigmentos. São consideradas pequenas feridas na pele que são uma porta de entrada a bactérias. É por isso que é essencial cuidar da sua tatuagem para evitar infeções, promover a cicatrização e desfrutar tranquilamente da sua nova obra de arte.

Uma tatuagem é uma marca na sua pele para toda a vida. Escolha cuidadosamente o seu tatuador, certificando-se que respeita rigorosas regras de higiene e segue escrupulosamente as instruções de cuidado. Acima de tudo, seja paciente: a sua pele cicatriza por fases. E quanto melhor for a cicatrização, mais bonita será a sua tatuagem!

Reconhecer uma cicatrização deficiente

Dicas para reconhecer os sinais de infeção sem entrar em pânico assim que sentir alguma comichão ou irritação ligeira.
Nos primeiros dias, a sua pele estará quente e provavelmente libertará uma mistura de plasma e tinta. Geralmente, com o passar do tempo a sua pele começará a descamar e a sua tatuagem irá provavelmente provocar uma sensação de prurido. Normalmente, isso é um bom sinal! Significa que a pele está a renovar-se. 

Algum sintoma que seja sinal de alerta? 

Sim, absolutamente. Se a sua tatuagem tiver uma aparência afundada, uma secreção suspeita que persista, dores fortes ou vermelhidão, ou se tiver febre, consulte o seu médico o mais depressa possível.
 

av_cicalfate_paulina_108-1x1_3282770148763 473x473

Cuidar da sua tatuagem

Bons hábitos

Durante 2-3 semanas: limpar e reparar

No final da sessão, o tatuador protegerá a sua tatuagem com uma película transparente que deve ser removida após um tempo específico. Depois, 2 a 3 vezes por dia: limpe a sua tatuagem com um sabonete com pH fisiológico ou água limpa e seque com pequenos toques suaves. Assim que a epiderme estiver tratada, pode aplicar uma fina camada de creme que favoreça a cicatrização da pele.

Durante toda a sua vida: hidratar e proteger a pele da exposição solar

Hidrate regularmente a sua tatuagem para manter a sua nitidez e proteja-a do sol com um creme de proteção elevada (SPF 50+) para preservar a intensidade das suas cores. Uma bela tatuagem é o trabalho de uma vida!

CONSELHO DE AMIGO E DO ESPECIALISTA

Quer mais dicas para ter uma tatuagem bonita?

  • Seja intransigente quanto à higiene. Tudo o que entrar em contacto com a sua tatuagem durante o processo de cicatrização tem de estar limpo: mãos, toalhas, roupa, lençóis, etc.
  • Não esfregue a sua tatuagem! Corre o risco de arrancar crostas e deixar cicatrizes. 
  • Evite nadar (banhos de imersão, mar, piscina, mas também saunas e spas). 
  • Faça uma pequena pausa em todas as atividades desportivas durante 1 a 2 semanas após a tatuagem: a epiderme precisa de descansar para cicatrizar adequadamente.
  • Use roupa solta e confortável para evitar a fricção, que retarda a cicatrização.
Voltar ao topo