Como podemos reconhecer e cuidar da varicela?
Como podemos reconhecer e cuidar da varicela?
As bases sobre a varicela e as suas manchas
A varicela é uma doença benigna, mas altamente contagiosa causada pelo vírus da varicela zoster. Em 90% dos casos, ocorre entre os 3 meses e os 10 anos de idade. Após um período de incubação de 1 a 2 semanas, os primeiros sintomas não são muito significativos. Após alguns dias, tornam-se MUITO reconhecíveis: aparecem pequenas manchas que causam muita comichão. Demora normalmente 10 a 12 dias a cicatrizar. A própria varicela não pode ser curada, mas existem formas de aliviar o desconforto e ajudar o seu filho neste período difícil.
As cicatrizes da varicela estão longe de ser inofensivas, especialmente quando estão em zonas mais visíveis como o rosto. Por conseguinte, as bolhas e lesões causadas pelo coçar devem ser tratadas cuidadosamente para evitar o risco de infeção secundária que provoca marcas.
Como identificar a varicela
O seu filho está cansado, mal-humorado e com muitas pequenas manchas... Será que é varicela? Começa com pequenas manchas vermelhas que frequentemente aparecem primeiro no peito ou pescoço e depois espalham-se por todo o corpo. Depois transformam-se em pequenas bolhas cheias de líquido que normalmente secam em 48 horas, formando uma crosta negra-avermelhada. Cuidado: quando a crosta é retirada, é quando surge o risco de cicatrizes.
Cuidar da varicela
- Limpea pele (sem esfregar) com um produto antisséptico prescrito pelo seu médico ou aconselhado pelo seu farmacêutico.
- Seque as bolhas com uma fórmula secante para acelerar a reparação.
- Repare as bolhas secas com um produto de cuidado da pele adequado para evitar deixar marcas.
Varicela: Haverá algo a evitar?
Sim!
CONSELHO DE AMIGO (E ESPECIALIZADO) PARA LIMITAR CICATRIZES DA VARICELA
Socorro! Tenho comichão!
A pele tem comichão. Muita comichão... Mesmo MUITA comichão. Cuidado – coçar uma borbulha de varicela pode deixar uma cicatriz para toda a vida. Aqui ficam as nossas dicas e truques para ajudar o seu filho a encontrar alívio e a limitar os riscos.
- Em primeiro lugar, aplique um antissético nas manchas.
- Corte as unhas do seu filho de forma a limitar as lesões provocadas pelo coçar e infeções secundárias.
- Peça ao seu filho que lave as mãos regularmente.
- Dê ao seu filho banhos ou duches muito curtos com água morna uma ou duas vezes por dia com um sabonete dermatológico líquido.
- Proteja a pele da transpiração tanto quanto possível, pois piora a comichão.
- Escolha roupas soltas que não causem fricção contra a pele.
AS NOSSAS SOLUÇÕES PARA REPARAR A SUA PELE
A gama essencial para reparar, acalmar e purificar a pele sensível e irritada de toda a família.
- Cicalfate MÃOS Creme reparador, efeito barreiraCicalfate MÃOS Creme reparador, efeito barreiraHidrata - Protege - Repara
NEWSLETTER
Estamos sempre aqui para a sua pele!
Todas as nossas dicas sobre como cuidar da sua pele no dia a dia.