Pele seca ou desidratada: como reconhecê-las?

Pensa que a pele seca e a pele desidratada são a mesma coisa? Embora os dois termos possam, de facto, parecer sinónimos (e os sinais podem parecer idênticos), cobrem duas realidades muito diferentes. Saber diferenciá-las é a melhor forma de adotar as medidas e produtos adequados. Eis algumas sugestões sobre como distingui-las.

av_peau-seche-deshydratee_schema_peau-seche_1x1 472x472 1: hipoderme 2: Derme 3: Epiderme 4: Lípidos

Sente a pele constantemente a repuxar? Parece áspera e, por vezes, com escamação? É indubitavelmente seca. 

A pele seca é um tipo de pele, como pele oleosa. Não se trata de um estado temporário, mas sim de uma condição permanente.

A razão? Uma disfunção das glândulas sebáceas, responsável pela produção de sebo. Consequentemente, a pele não terá óleo (lípidos) e não será capaz de se proteger eficazmente.

O envelhecimento da pele, as mudanças hormonais ou alguns problemas de pele podem ser a causa desta disfunção e, consequentemente, da secura.

Saiba mais sobre a pele seca

 

Ao contrário da pele seca, a pele desidratada não tem falta de lípidos, mas sim de hidratação. Não é um tipo de pele, mas um problema de pele. E ao contrário da pele seca, é reversível e temporária. Um fenómeno que pode afetar todos os tipos de pele: pele seca... mas também pele oleosa.

Qual é a causa? Vários fatores podem alterar a barreira cutânea que supostamente mantém a pele bem hidratada. Isto irá provocar a evaporação excessiva da humidade contida na epiderme. Fatores externos (como frio, cosméticos rigorosos, uso repetido de géis hidroalcoólicos, barbear, depilação, medicação, etc.) mas também fatores internos (idade, variações hormonais, etc.).

Como resultado, a sua pele fica baça, tem falta de luminosidade e fica visivelmente esticada.

Saiba mais sobre a pele desidratada

av_peau-seche-deshydratee_schema_peau-deshydratee_1x1 472x472 1: hipoderme 2: Derme 3: Epiderme 4: Água

A minha pele é mista e fica repuxada no inverno. Uso cremes mais ricos durante este período, mas a minha pele brilha na zona T e fica desconfortável.

Faça as perguntas certas

Como pode distinguir a pele seca da pele desidratada?

 

Pele seca

Sente a pele repuxada e com formigueiro por todo o rosto? Este desconforto pode durar todo o dia? A sua pele nunca brilha? A sua maquilhagem aguenta perfeitamente? A sua pele reage bem a texturas oleosas? Então, é muito provável que seja seca.

Pele desidratada 

Se a sua pele estiver tensa, mas só momentaneamente e em certas áreas. Se sentir este desconforto, mesmo depois de aplicar cuidados de pele oleosos. Se, no inverno, o seu rosto apresentar manchas (crostas) rosa e ásperas e a sua tez parecer “enrugada”. E se a sua maquilhagem não aguentar bem e formular manchas durante o dia... A sua pele está provavelmente desidratada.

CONSELHO DE AMIGO (E DE ESPECIALISTA)

A sua pele é seca? Nutra-a!

Como pode ver, a pele seca está malnutrida e necessita de óleos. Dependendo das suas necessidades, terá de adaptar os seus produtos de cuidado da pele.

Se tiver pele seca, depois de limpar a pele, procure uma textura rica (bálsamo ou creme rico). Graças aos seus ingredientes ativos ricos em nutrientes, nutre profundamente a pele. Isto faz-se de manhã e à noite. A ação da noite será complementar à da manhã. Irá notar rapidamente que a sua pele irá sentir-se cada vez menos tensa...

As nossas dicas para nutrir a pele

A forma correta de hidratar a sua pele

A pele desidratada é uma pele sedenta. Precisa de água. Para a hidratar, seria um erro usar apenas um produto oleoso. Escolha um cuidado rehidratante calmante com água termal e ácido hialurónico que restaure a frescura da sua pele. Dica rápida: opte por um sérum. Usado antes do seu cuidado da pele, permite aumentar a eficácia do mesmo e é ideal como cuidado em cada mudança de estação.

A forma correta de hidratar a sua pele

A nossa solução para aliviar a pele seca ou desidratada

Água Termal d'Avène, produtos de cuidados de pele desenvolvidos para ajudar a sentir-se bem na sua pele.