Conteúdos

Os diferentes locais do eczema

Pele seca, vermelhidão... O eczema pode afetar todas as partes do corpo. As zonas afetadas variam de pessoa para pessoa. A sua localização também depende do tipo de eczema. O eczema atópico afeta determinadas zonas em particular, dependendo da idade. Para o eczema de contacto, a zona afetada será aquela que foi exposta a um alergénio. Aqui está uma descrição geral.

Eczema atópico: em bebés

O eczema atópico aparece em média por volta dos 3 meses de idade e desenvolve-se em surtos mais ou menos regulares que coincidem com a dentição e infeções nasofaríngeas. As lesões assumem então o aspeto de pequenas manchas vermelhas.

Em bebés com menos de um ano de idade, este eczema afeta principalmente, de forma simétrica, as partes salientes do rosto, tais como a testa, o queixo e as bochechas. Mas também por vezes as pernas, os braços e as pregas do pescoço. Por outro lado, o nariz e as nádegas são, na sua maioria, poupados. 

Depois, entre um e dois anos de idade, as manchas de eczema deixarão estas zonas salientes e serão localizadas nas dobras dos cotovelos e pernas, atrás das orelhas e na cabeça e pescoço.

Destaque para o eczema infantil

Destaque para o eczema dos braços e pernas

av_eczema-psoriasis_bebe_1x1_v1
av_eczema-psoriasis_enfant_demangeaisons_bras_1x1

Eczema atópico em crianças e adolescentes

Desde os dois anos de idade e até à adolescência, as lesões de eczema atópico assumem uma aparência esbranquiçada. Migram para diferentes zonas do rosto: pálpebras, à volta da boca ou atrás das orelhas, mas também no canto do cotovelo, na parte de trás dos joelhos, nas mãos, pulsos e tornozelos.

Note-se que na maioria dos casos, o eczema atópico tende a desaparecer na adolescência. 

Os surtos são muito localizados? No peito, à volta do umbigo, no meio das costas? Pode acontecer que seja alérgico a substâncias num creme, ou ao níquel da fivela do cinto ou ao fecho do soutien. Isto é eczema de contacto: a sua pele está a reagir a um alergénio específico.

Se, por outro lado, a sua pele estiver geralmente seca e sensível e aparecerem manchas vermelhas noutras partes do corpo, é mais provável que seja eczema atópico.

Destaque para o eczema na mão

Destaque para o eczema atópico

Viver com pele com tendência para eczema e psoríase - crianças

 

Eczema atópico: quais as zonas afetadas nos adultos? 

Cerca de 10% dos indivíduos continuam a sofrer de eczema atópico até à idade adulta. Neste tipo de condição da pele, as manchas são vermelhas, espessas e semelhantes a líquenes. As zonas são diferentes das zonas do eczema atópico infantil. As mãos e o rosto, especialmente as pálpebras, são mais frequentemente afetados, bem como as grandes dobras (curva do cotovelo, parte de trás dos joelhos).

Eczema de olhos e pálpebras em foco

Destaque para o eczema dos braços e pernas

"Quando eu tinha cerca de 18 ou 20 anos, o meu eczema desapareceu. No entanto, tenho um eczema que voltou na minha mão. Tenho 38 anos mas as minhas mãos parecem as de uma mulher de 70 anos".

Carole

Eczema: o trio vencedor em tratamentos

Qualquer que seja a localização do eczema atópico (rosto, mãos, braços, pernas, etc.), o tratamento é baseado, acima de tudo, em cuidados localizados. O primeiro passo é uma higiene suave e apropriada para evitar mais secura e irritação da pele.

O seu médico pode prescrever medicação para acalmar a inflamação (creme dermocorticoide). O cuidado de base, que envolve a aplicação diária de um emoliente, visa combater o ressecamento da pele e restabelecer a função de barreira da pele. 

Finalmente, as alternativas ao coçar podem ajudá-lo a gerir a comichão. 

Viver com pele com tendência para eczema e psoríase

Eczema - Higiene adequada

  • <span class="ezstring-field">av_eczema-psoriasis_enfant_maman_dermatologue_4x5</span>
  • <span class="ezstring-field">av_eczema-psoriasis_application_produit_bras_4x5</span>
  • <span class="ezstring-field">av_eczema-psoriasis_massage_4x5</span>

Eczema de contacto: uma reação alérgica

O que é conhecido como eczema de contacto é na realidade uma alergia. O contacto da pele com um produto ou objeto pode desencadear uma reação inflamatória. Este eczema manifesta-se como lesões cutâneas (bolhas) e comichão (prurido). As zonas onde a vermelhidão aparece correspondem à área de contacto com o alergénio. Esta é uma verdadeira pista sobre o que causou a alergia.

Eczema de contacto

CONSELHO DE AMIGO (E DO ESPECIALISTA)

A prevenção de recaídas de eczema de contacto resume-se a evitar o alergénio. Mas isto nem sempre é fácil. Especialmente se estiver exposto num contexto profissional. Neste caso, proteger a pele (luvas, vestuário de proteção... Sem esquecer o uso de cremes de barreira como o Avène Cicafalte para as mãos) torna possível reduzir o risco. Já para não referir que deve ser mantida uma rotina de higiene suave com um produto de limpeza não detergente e uma boa hidratação com um emoliente.

Cuidados contra o eczema de contacto

Eczema de contacto: todas as partes do corpo podem ser afetadas 

O couro cabeludo, orelhas, lábios, pescoço, axilas, estômago, costas, mãos, pés... Qualquer parte do corpo pode ser afetada pelo eczema de contacto.

Na nossa vida quotidiana, os alergénios têm principalmente quatro origens. Origem no vestuário: as tintas para vestuário, o couro, cola ou borracha nos sapatos ou acessórios de níquel (fivela de cinto, botões das calças, brincos, etc.) estão entre as mais frequentes.

Os cosméticos são outra fonte: perfume, champô, desodorizante, tinta de cabelo, verniz de unhas, etc.

Os medicamentos aplicados sobre a pele, tais como antisséticos ou cremes anti-inflamatórios vêm em terceiro lugar, seguidos dos alergénios ocupacionais.

Destaque para o eczema do abdómen e costas

Destaque para o eczema no rosto e pescoço

Destaque para o eczema dos braços e pernas

RESPONDEMOS ÀS SUAS PERGUNTAS

Para distinguir entre verdadeiro e falso: é para isso que estamos aqui.

Isto é verdade. Algumas alergias de contacto podem vir das mãos. Um exemplo? O verniz das unhas que pode não ter provocado uma reação nos dedos mas que pode desencadear uma alergia noutra zona, por exemplo nas pálpebras, rosto e pescoço.

Verdade. Após anos a usar o mesmo perfume ou a lavar com o mesmo gel de duche, pode ocorrer subitamente uma reação alérgica... De facto, existe um período de latência entre a primeira exposição à substância alergénica e o aparecimento dos sintomas. Este período pode variar desde alguns dias a vários anos. Por outras palavras, pode tornar-se subitamente alérgico a um produto que não lhe tenha causado quaisquer problemas até agora.

FALSO A má higiene não tem nada a ver com o desenvolvimento do eczema. Por outro lado, a lavagem excessiva, ou com produtos que contenham irritantes, pode desencadear surtos de irritação.

As nossas soluções para cuidar da sua pele

Produtos Eau Thermale Avène para o cuidado da pele concebidos para ajudar a sentir-se melhor com a sua pele
av_xeracalm_balm_1_post_3282770114171_ld -2-

Gama XeraCalm A.D

Adoro, não tenho mais vermelhidão, prurido ou alergias. A minha pele está suave. Descubra os nossos produtos antiprurido
Voltar ao topo