Mãos, pés, cotovelos e joelhos: psoríase específica

A psoríase pode afetar todas as partes do corpo. Os membros superiores e inferiores não são exceção. Os arcos dos pés, as palmas das mãos ou as unhas podem ser afetados. O mesmo se aplica às "zonas de fricção" dos cotovelos e joelhos.

av_xeracalm_soothing concentrate_social_8_post_3282770114201_hd 492x492

 

Extremidades delicadas

A psoríase pode tornar difícil o andar, caso esta se desenvolva nos pés ou dedos dos pés, e o apertar as mãos quando a palma da mão, dedos ou unhas são afetados. Todas estas zonas são sensíveis. Quando as escamas secas acabam por cair, a pele fica exposta, pelo que pode sangrar e podem aparecer pequenas fissuras. Ao cuidar da sua psoríase, incluindo a aplicação diária de um emoliente, as crises podem ser reduzidas e espaçadas: sentir-se-á mais relaxado e à vontade em público.

Para combater o aperto da psoríase, é essencial aplicar um hidratante todos os dias, sob a forma de um creme, loção ou bálsamo.

França psoríase

A psoríase palmo-plantar afeta os arcos dos pés e as palmas das mãos. Nestas zonas, a pele é irritável. As palmas das mãos estão em contacto constante com o mundo exterior. Para evitar irritação e inflamação das lesões na pele muito seca, utilize produtos de cuidado sem sabão com um pH fisiológico neutro, evite água quente ao lavar as mãos e os pés e seque suavemente sem esfregar. Por fim, vista-se e dispa-se cuidadosamente: as pústulas, frequentemente associadas a este tipo de psoríase, podem tornar difícil vestir camisolas e meias por causa dos pequenos fios que se agarram à pele. Para proteger as mãos, use luvas ao lavar a loiça e aplique regularmente um creme de reparação e de barreira das mãos (Cicalfate Mãos): o seu efeito "segunda pele" é eficaz contra produtos irritantes.

av_eczema-psoriasis_mains_bras_1x1 492x492

Quando a psoríase atinge as unhas

A psoríase das unhas é suscetível de desaparecer espontaneamente:

Evite manicures e unhas demasiado curtas para reduzir pequenos traumas na pele. Proteja-se da humidade para evitar a propagação de bactérias e fungos, ou use verniz de unhas terapêutico para proteger contra a fricção.

Consulte o seu dermatologista/reumatologista em caso de dores inflamatórias nas articulações, inchaço e rigidez nos dedos. Se tiver artrite psoriática, que está frequentemente associada à psoríase das unhas, receberá os cuidados apropriados.

CONSELHO DE AMIGO (E DO ESPECIALISTA)

Evite fumar se tiver psoríase nos pés e nas mãos!

Para otimizar a eficácia do tratamento da psoríase dos pés e das mãos, evite fumar

 A nicotina e os produtos do tabaco enfraquecem a pele e o sistema imunitário e estimulam os mecanismos inflamatórios. Por estas razões, fumar aumenta o risco de desenvolver psoríase dos pés e das mãos. E nas mulheres em particular (que são mais sensíveis ao impacto do fumo devido às suas hormonas), o fumo pode mesmo prejudicar a eficácia do tratamento para esta forma particular de psoríase. A boa notícia é que está provado que deixar de fumar leva a uma rápida melhoria da psoríase dos pés e das mãos.

 

Hidratar suavemente a pele

Para cuidar da psoríase, aplique nas extremidades: Cremes sem fragrâncias adequados para pele seca. Escolha a textura emoliente de que mais gosta para fazer deste ritual uma experiência suave e prazerosa. Aplique o creme em camadas finas, espalhando-o primeiro entre as mãos. Esta é a forma perfeita de o aplicar suave e eficazmente sem utilizar demasiado produto de uma só vez.

Dicas de cuidado e antiprurido

av_eczema-psoriasis_application_creme_bras_1x1 492x492

As nossas soluções para acalmar a sua psoríase

Eau Thermale Avène produtos de cuidado da pele concebidos para suavizar as mãos e os pés