- CONTEÚDOS
- Eczema – Eczema atópico – Psoríase
As causas da psoríase
- Viver com pele com tendência para eczema e psoríase
- Psoríase e eczema nas crianças – regras de hidratação
- Crianças – Dicas de cuidado e antiprurido
- Psoríase e eczema em adulto – regras de hidratação
- Psoríase e eczema nas crianças: higiene adequada
- Psoríase e eczema em adultos: higiene adequada
- Viver com pele com tendência para eczema e psoríase: Crianças
- Adultos – Dicas de cuidados e antiprurido
- Viver com pele com tendência para eczema e psoríase: Adultos
As causas da psoríase
Como existem vários tipos de psoríase, esta tem muitas origens diferentes. Esta condição inflamatória crónica, que provoca uma renovação acelerada das células epidérmicas, tem uma componente genética e uma componente ambiental.
Quando o sistema imunitário corre mal
Uma das causas da psoríase é um distúrbio do sistema imunitário. Os especialistas referem-se a isto como uma condição auto-imune. Em termos concretos, células imunitárias chamadas linfócitos T e neutrófilos tornam-se ativas na pele por razões desconhecidas. Produzem moléculas inflamatórias. Este fenómeno estimula a proliferação de queratinócitos, as células da epiderme que formam as manchas escamosas características da psoríase.
ACONSELHAMENTO AMIGÁVEL E ESPECIALIZADO
Por vezes, no workshop, é importante explicar aos indivíduos em hidroterapia que não se "apanha" psoríase. Uma pessoa que não tem predisposição não experimentará um surto, mesmo que sofra um choque emocional.
Consultor nos Workshops de formação sobre a saúde da pele - Centro de Hidroterapia de Avène
A psoríase é hereditária?
Foram identificados os genes que predispõem as pessoas à psoríase. No entanto, nenhum deles por si só está envolvido no desenvolvimento da condição. A combinação de várias anomalias genéticas é provavelmente necessária para que a psoríase se manifeste. O mecanismo genético preciso que pode ser uma causa de psoríase é ainda desconhecido. Mas pelo menos 30% dos casos são familiares.
Psoríase: causas externas
A psoríase é uma condição inflamatória com várias causas. Entre elas, o ambiente do paciente (condições climáticas, poluição, etc.) e o estilo de vida (stress, álcool, tabaco, medicamentos, etc.) podem ter um impacto.
O papel de certas bactérias
A psoríase ocorre por vezes nas crianças, especialmente após uma infeção nasofaríngea. Isto é particularmente comum no caso de estreptococos.
Neste caso, é a forma de psoríase gutata que mais frequentemente ocorre.
Medicamentos suspeitos
Alguns medicamentos também podem estar envolvidos. É o caso de certos imunossupressores, moléculas indicadas no tratamento da hipertensão e das perturbações bipolares.
CONSELHO DE AMIGO (E DO ESPECIALISTA)
Identificar os fatores pessoais
As causas da psoríase e os seus surtos também dependem do ambiente e estilo de vida. Identificar estes e depois eliminá-los pode ajudar. É o caso da fricção causada pelo vestuário, certas posições, fumar e coçar. Para um ladrilhador, por exemplo, os surtos de psoríase aparecerão mais facilmente nos joelhos, sobre os quais ele se apoia durante todo o dia. Dependendo do indivíduo, o frio, o calor ou a luz solar podem desencadear crises.
Combate ao stress
Embora o choque emocional ou stress não seja a causa da psoríase, estes podem originar surtos. Na realidade, o stress é tanto uma causa como uma consequência da condição. A ansiedade pode causar um surto, que por sua vez causa stress devido à forma como as pessoas olham para si, falta de sono ou comichão, por exemplo. Para combater este stress, abordagens como o yoga, a sofrologia ou a meditação são ajudas valiosas.
As nossas soluções para acalmar a psoríase
Produtos Eau Thermale Avène concebidos para acalmar a psoríase